Profissão: Redator

O WT Blog começa hoje uma série de posts especiais sobre os profissionais que atuam com publicidade/marketing digital, as pessoas que fazem parte das agências digitais para estabelecer estratégias de atuação da sua marca nesse ambiente online.  Começamos hoje com o profissional responsável pela escrita, inclusive a deste post, o Redator.

 

redator

 

O que faz um redator?

Escreve. Não, não é só isso, especialmente hoje em dia. O redator, mais especificamente o publicitário, é o responsável por redigir, e em alguns casos revisar, textos para sites, anúncios, banners, newsletters, intranets, e-books, enfim, basicamente tudo o que envolva textos como estratégia de venda/conversão. Só que para que tudo isso seja efetivo é preciso ter estratégia, pensar na abordagem, no público-alvo, no que se espera conseguir desse público e, claro, adotar a linguagem certa para impactá-lo.

Como são formados os bons redatores?

Há redatores que se formam em Publicidade e Propaganda, outros que migram do Jornalismo para a área, alguns vem do Marketing, mas também há aqueles vindos de cursos de Letras ou que simplesmente começaram a carreira por aptidão, com a oportunidade certa das agências e foram crescendo, investindo em cursos de redação estratégica/publicitária e etc., além de muita leitura.

Características de um bom redator

1 – Saber escrever: por favor, isso é o básico. O redator precisa se expressar bem, saber coerência, coesão, conhecer a gramática, até para deturpá-la em nome da arte da escrita, saber ser sucinto e objetivo, mas também ter repertório lexical. Sim, tem que gostar.

2 – Gostar de Ler: tão importante quanto saber escrever, até por ser um dos instrumentos que mais contribuirá para sua escrita, a leitura é fundamental. O que ler? Depende, quanto mais variada a leitura, mais ricas as experiências.

3 – Estudar Marketing: é fundamental para melhorar as estratégias de atuação pela escrita.

4 – Buscar referências: um redator precisa saber buscar referencias para sua criação, ir nas fontes corretas, se inspirar, enfim, fazer bem a consulta antes do trabalho final.

5 – Trabalhar a criatividade: com ela tudo fica mais fácil. Ser sério, prático, pragmático é ótimo, mas ser criativo e inspirar as pessoas ao seu redor faz toda a diferença, especialmente trabalhando em equipe.

Onde o redator irá atuar?

O campo de trabalho de um redator é amplo, seja como contratado ou trabalhando por conta própria. Os principais empregadores são agências de comunicação off-line ou digital e também empresas que buscam um profissional para trabalhar exclusivamente com um produto. Outra possibilidade é atuar na política, produzindo conteúdos para agremiações ou partidos, especialmente nas campanhas pré-eleição.

 

Quanto ganha um redator?

Depende da formação, cursos, especializações e também da experiência profissional, ou seja, se é um Redator Júnior ou um Redator Pleno. O salário vai de R$ 1.500 a valores bem mais elevados, segundo a experiência do profissional, sua credibilidade no mercado e também o porte da empresa que o contrata.

 

Deixe seu e-mail e seja o primeiro a receber nossos próximos posts.

Inscreva-se e fique informado sobre o que temos a dizer: